twitter@artesvisuaisjp

Carregando...

Imprensa

 Alena Sá- Foto de Adriano Franco

Miguel Gally- Foto de Adriano Franco


Release para a imprensa (1)

Inscrições abertas para oficina e minicurso na área de artes visuais

A coordenação do projeto ARTES VISUAIS: REFLEXÃO E PRODUÇÃO (aprovado no Fundo do Incentivo à Cultura-FIC Augusto dos Anjos/ Governo da Paraíba) informa que estão abertas as inscrições para a oficina “Cor: construção e harmonia”, ministrada pela artista e designer Alena Sá, e para o minicurso “Contemplação e arte visual contemporânea: Kant e os fundamentos desde a história da estética”, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Gally de Andrade (UnB).
As vagas para frequentar a oficina e o minicurso são destinadas aos professores universitários e da educação básica, aos estudantes, aos artistas visuais, e ao público em geral e, segundo a professora, Marta Penner, coordenadora do Projeto, “estes cursos e oficinas gerarão significativas reflexões no campo das artes visuais. Esta iniciativa é uma rara oportunidade de preencher uma lacuna de eventos dessa natureza no Estado da Paraíba.”

O projeto ARTES VISUAIS: REFLEXÃO E PRODUÇÃO, que tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba-UFPB/CCHLA, através do Departamento de Artes Visuais e Núcleo de Arte Contemporânea, e da Usina Cultural Energisa, consiste na realização de um ciclo de conferências, cursos e oficinas voltadas à formação, reflexão e produção no âmbito das artes visuais. Este projeto está ligado às ações desenvolvidas pelo NAC/UFPB, e conta com a participação de importantes pesquisadores e artistas em sua realização.

As atividades acontecerão na última semana de abril na Usina Cultural Energisa (oficina Cor, com Alena Sá) e no Auditório do CCHLA (minicurso sobre estética e arte visual contemporânea, com o filósofo Miguel Gally).

Para fazer a inscrição no curso ou oficina o interessado deve enviar um e-mail com: nome completo, área de atuação, instituição, nome do curso/oficina em que deseja fazer sua inscrição e uma justificativa (máximo de 10 linhas) para o endereço, reflexaoproducao@gmail.com, com o título INSCRIÇÃO. Como as vagas são limitadas, haverá seleção dos inscritos. Mais informações no blog http://artesvisuaisjp.blogspot.com ou pelos telefones 9924.8575 (Marta Penner) ou 8670.9299 (Raquel Stanick).

Serviço

Minicurso: Contemplação e arte visual contemporânea: Kant e os fundamentos desde a história da estética (Ministrante: Prof. Dr. Miguel Gally de Andrade, da UnB)

Local: Auditório do DAV/UFPB, 25 a 28 de abril de 2011, de 18h30 às 21h30

Ementa: Trata-se de uma introdução às ideias centrais da estética de Immanuel Kant (século XVIII), tais como gosto, beleza, sentido comum e reflexividade, tendo como gancho a presença da contemplação na arte visual contemporânea.

Currículo do Ministrante: Miguel Gally é professor adjunto do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Estudou Filosofia nas Universidades Federais da Paraíba e do Rio de Janeiro, e na Westfälische Wilhelms Universität Münster. Recebeu bolsas de formação e pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi pesquisador-bolsista do CNPq junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
_____________________________________________

Oficina: Cor: Construção e Harmonia (Ministrante: Alena Roque de Sá)

Local: Usina Cultural Energisa/Cine Café, 26 a 29 de abril de 2011, de 9 às 12h

Ementa: Sugerir formas de compreender o uso abrangente de atuação da cor, de maneira eficiente, criativa e dinâmica. A ideia é desenvolver um conjunto de atividades relativo às misturas cromáticas e aos esquemas de harmonia das cores, funcionando como um guia e orientação para diferentes finalidades. Oferecer uma vivência dos fenômenos que envolvem a percepção das cores; explicar as várias mudanças que uma mesma cor pode apresentar; e, indicar caminhos para as combinações de cores promovendo um maior desempenho para quem utiliza essa ferramenta: a cor.

Currículo da Ministrante: Alena Sá é designer de Moda (UNIPÊ) e artista visual. Logo cedo passou a experimentar as artes plásticas já buscando a investigação da cor como linguagem visual. Na pintura articula manchas e transparências como algo construtivo e faz isto como uma identidade e referência às suas vivências. Em 2008, escreveu o livro Cor: construção e harmonia, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura-FMC/ Funjope/ Prefeitura de João Pessoa. Em 2009, lançou a cartilha didática Fabricação artesanal de tintas e outros materiais, através do Programa BNB de Cultura.